-
Arquitetos: Apiacás Arquitetos
- Área: 240 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Inova, Ipê Telhas, Maxi Lajes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um condomínio residencial na Barra do Una, o projeto para o Pavilhão teve a exequibilidade como premissa, considerando a escolha dos materiais e visando principalmente os detalhes construtivos, capazes de organizar o sistema de sua montagem.
Portanto, a estrutura é composta por elementos padronizados e modulares: a fundação executada em concreto, seguidas por pilares e vigas em madeira Cumaru, locados estrategicamente em eixos centrais a fim de conferir maior liberdade às portas pivotantes que compõe a fachada. Estes fechamentos são constituídos por ripas de madeira intercaladas que acabam por atuar como brises verticais, exercendo dupla função de proteger a construção e revelar a Mata Atlântica onde está inserida. O piso está suspenso a 50 cm do solo a fim de evitar eventuais alagamentos por conta de sua proximidade a um córrego existente no local.
Todas as conexões foram confeccionadas em peças metálicas afim de facilitar a montagem e garantir melhor desempenho estrutural para os encontros de peças. Desta maneira os encaixes de madeira se tornam consequentemente mais simples e rápidos em sua execução.
A cobertura, em telhas metálicas, possui um desligamento continuo, em todo perímetro, favorecendo a circulação do ar por convecção, além de equilibrar a luz filtrada pelos painéis de fechamento.
O conjunto de mobiliário também foi idealizado de acordo com as premissas iniciais do projeto: feitos da mesma espécie de madeira, eles seguem o rigor e a simplicidade da lógica construtiva pensada para a obra. Reafirmando nossa premissa de atentar para uma coerência tectônica não importando a escala do objeto.